As Novas DCNs e o Ensino e Qualidade de Aprendizagem
As Novas DCNs e o Ensino e Qualidade de Aprendizagem

Teremos  a divulgação e homologação do censo de ensino superior de 2022, pelo INEP –  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira a ser disponibilizada em 19 de setembro de 2023. O Censo da Educação Superior utiliza as informações do cadastro do Sistema e-MEC, em que são mantidos os registros de todas as instituições, seus cursos e locais de oferta.

Como professor engenheiro e membro da Comissão Executiva de Implantação das DCNs me cabe fazer algumas colocações sobre o momento atual da educação superior em engenharia e as perspectivas do sistema Confea/Crea quanto as DCNs.

Procuramos sintetizar o cenário atual do ensino superior, em 2023. Há um crescente desinteresse por uma parcela significativa de jovens no prosseguimento de seu processo formativo e consequentemente como não possuem formação nem competências e habilidades profissionais ficam a margem do mercado de trabalho. Compõem o segmento denominado nem-nem.

Estamos diante de um cenário em que a qualidade do ensino superior do país está em declínio, não importando a modalidade de ensino: seja presencial ou a distância. Cabe aqui registrar que no ensino denominado presencial, a presença do professor no processo formativo em sala de aula pode ficar restrita a 30%.

Apresentamos características diferenciadoras associadas a engenheiros bem como recomendações para o ensino por competências e como destacar habilidades e competências fora de sala de aula no PPC para a concessão de atribuições , assim como recomendações sobre o ensino e qualidade da aprendizagem. a Integra do arquivo está disponível no link:

https://drive.google.com/file/d/1DLf9xrjpwnUIbzEzi1aFXIn73ZxgChN6/view?usp=sharing


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