Achei importante destacar no atual momento eleitoral do sistema Confea/Crea e Mútua algumas considerações de como os profissionais e a sociedade veem a atuação do sistema. Estão agregados a esse artigo resultados da pesquisa do Confea realizada em 2021 junto aos formadores de opinião. Cujos objetivos principais eram:
a. Identificar a visão dos formadores de opinião a respeito do Sistema CONFEA / CREA, bem como percebem a imagem dos profissionais que compõem o sistema junto à sociedade brasileira;
b. Sistematizar sugestões de melhoria para o aprimoramento da atuação do Sistema CONFEA/CREA/Mútua;
É fato que a maioria dos profissionais, quanto a sociedade desconhece o Sistema CONFEA/CREA ou não o entendem claramente. No artigo expresso algumas considerações pessoais sobre as questões formuladas e aponto nas conclusões ações e proposições para a melhoria de comunicação não só com os profissionais como com a sociedade.
O fato é que o sistema foi criado para ter uma importância de muita relevância para a sociedade, na verdade, o Sistema CONFEA-CREA existe para os leigos não atuarem, logo nós estamos em prol da proteção da sociedade e evitar que os profissionais atuem com imperícia, negligencia e exorbitância em obras e serviços, então essa é a missão do sistema, é a proteção da saúde, da sociedade e da vida.
O papel do CREA é essencial no processo de divulgação da missão, valores e da legislação e dos normativos, porém há pouca percepção do papel do Sistema em divulgar normas técnicas e legislação aos profissionais e empresas do sistema. É necessário que toda a legislação que diz respeito às profissões que englobam o Sistema, bem como toda lei nacional, internacional que diz respeito a essas profissões estejam disponibilizadas no site do CREA
O Artigo completo está disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1iqs1m9wHV1_KAERwSaMUcwiW9RRlDoB5/view?usp=sharing
#Confea#cepel #furnas #eletrobras #crearj #mutuarj #engenharia #sistemaconfea #riodejaneirorj #cadastramento #mudacrea
#ensinosuperior
