Por Prof. Eng. Jorge Bitencourt
Tenho participado ativamente na implantação das novas diretrizes curriculares de Engenharia. Sou membro da Comissão executiva de implantação, implantada em julho de 2019. A mesma tem gerado após diversas reuniões, análises e deliberações que foram moldando a necessidade de um documento norteador para que os cursos pudessem formar e capacitar seus egressos por competências e não mais por conteúdos programáticos. Destaco aqui a elaboração de dois documentos:
a) Documento de apoio à implantação das DCNs do curso de graduação em engenharia / Confederação Nacional da Indústria, Serviço Social da Indústria, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Instituto Euvaldo Lodi, Conselho Nacional de Educação, Associação Brasileira de Educação em Engenharia, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. – Brasília: CNI, 2020[1].
b) Relatório Síntese da Comissão Nacional para implantação das novas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em engenharia (CN-DCN)[2].
O CREA MG realizou em 29 de junho de 2023 um evento denominado: “As Novas DCNs de Engenharia Desafios, Oportunidades e Práticas em que estivemos presentes e apresentamos uma visão da DCNs pelo sistema Confea/Crea.
A organização do evento fez várias perguntas, as quais apresentamos e disponibilizamos com as nossas respostas. para ver na integra acesse o link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1LdoVdZYaq60qCdmQB-IF0OJvXx8Cd0P2/view?usp=sharing
[1] Disponível em http://www.abenge.org.br/file/DocumentoApoioImplantacaoDCNs.pdf
[2] Disponível em http://www.abenge.org.br/file/DocumentoApoioImplantacaoDCNs.pdf
#creamg #crearj #professores #educacaosuperior
